Anestesia: tire as suas dúvidas

15/11/2014 16:35

A anestesia existe para você não sentir dor durante uma operação, ou ficar confortável durante exames sob anestesia ou sedação.

COMO DEVO ME PREPARAR PARA UMA ANESTESIA?

Antes da operação é recomendado que você compareça à CONSULTA PRÉ-ANESTÉSICA.

ESTA ENTREVISTA COM O ANESTESISTA É MUITO IMPORTANTE, porque você tirará todas as suas dúvidas sobre a anestesia e ele poderá PLANEJAR A MELHOR ANESTESIA para o seu caso. Isso diminuirá o RISCOS que existem.

Na CONSULTA PRÉ-ANESTÉSICA você informará sobre as suas doenças, como está no momento, e sobre os remédios que você toma, se fuma ou usa bebidas alcoólicas ou algum tóxico. Isso é bem importante, porque estes hábitos interferem na anestesia. Também é importante dizer se já fez operações, quais foram e se houve algum problema, e se alguém da sua família teve problemas com anestesia.

O anestesista informará quais os remédios que você deve suspender antes da operação e quais exames de laboratório ou outros que você ainda precisa fazer.

Se o médico anestesista conhece tudo isso, sua ANESTESIA SERÁ MUITO MAIS SEGURA.

Você deverá fazer jejum conforme a recomendação do anestesista e vir acompanhado de um adulto , no caso de você voltar pra casa no mesmo dia.

QUAL O RISCO DE UMA ANESTESIA DAR PROBLEMAS ?

A anestesia é atualmente um procedimento seguro.

Riscos existem em tudo, ate atravessar uma rua. O mais importante é ter profissionais competentes, incluindo o cirurgião e sua equipe.

Se você tem bons médicos e um bom hospital, os riscos dependem de sua condição de saúde. Isso lhe será explicado na CONSULTA PRÉ-ANESTÉSICA.

QUANTO TEMPO DURA UMA ANESTESIA?

A anestesia vai durar o tempo de sua operação, seja na anestesia geral ou em outra , de forma que você não corra o risco de sentir dor ou acordar antes do fim da operação.

COMO É FEITO O ACOMPANHAMENTO DURANTE A OPERAÇÃO?

O anestesista ficará ao seu lado durante toda a operação, acompanhando o procedimento e no final, vai encaminha-lo à Sala de Recuperação , para você se recuperar totalmente da anestesia, podendo depois ir para o seu quarto ou se for o caso, para a sua casa. Também haverá preocupação em lhe dar medicamentos contra a dor e contra vômitos. Durante a operação você não corre o risco de falar o que não deseja e nem ficará com seu corpo descoberto. O risco de acordar ou sentir dor é praticamente nulo durante uma operação.

QUAIS OS TIPOS DE ANESTESIA QUE EXISTEM? POSSO ESCOLHER UMA ANESTESIA?

Há muitas formas de anestesia , desde anestesia só no local da operação, até anestesias gerais para grandes operações.

Vamos dar uns exemplos: se você vai retirar um sinal pequeno de pele, o cirurgião mesmo fará a sua anestesia local. Se você for operar a sua hérnia na virilha ou vai fazer uma cesareana, poderá ser feita uma anestesia da cintura para baixo, chamada anestesia regional sobre a coluna(uma região do seu corpo); se você for operar o seu estômago ou a sua vesícula, será feita uma anestesia geral.

Em todas elas você não sentirá dor e no caso da anestesia geral, vai dormir. No caso de uma anestesia regional, você poderá ou não dormir, vai depender de cada caso.

Você poderá escolher sim, mas vai depender de cada caso.

QUEM DEVE APLICAR UMA ANESTESIA?

Mesmo para cirurgias pequenas ou procedimentos de sedação para exames em clínicas, somente deve aplicar anestesia um médico que teve a especialização para isso. Lembre-se que já mostramos a importância de você ter um médico preparado e competente ao seu lado.

As Consultas pré-anestésicas no HU são realizadas as quartas e sextas-feiras das 14 as 16 h.

Professora Doutora Maria Cristina Simões de Almeida

Serviço de Anestesiologia –HU-UFSC