Aneurisma de Aorta

29/05/2015 16:27

UMA BOMBA RELÓGIO??!!

 

Com muita frequência recebemos pacientes encaminhados de outros colegas ou serviços com a seguinte história: “Doutor estou aqui por que o médico me disse que estou com uma bomba relógio aqui dentro.”

Trata-se de mais um paciente portador de aneurisma de aorta, que chega assustado com a possibilidade de uma “explosão” a qualquer momento dentro do seu corpo.

Esta comparação até pode ser válida, porem na maioria das vezes deixa em pânico o paciente.

 

MAS O QUE É ESTA BOMBA RELÓGIO?, O QUE É UM ANEURISMA DE AORTA?

 

Aneurisma é uma dilatação que acomete um segmento de um vaso, sempre uma artéria. Esta dilatação na maioria das vezes acomete pacientes acima de 60 anos, é mais frequente nos homens, porem nas mulheres também é encontrado. Os aneurismas também podem surgir a partir de um trauma, porem são mais raros.

Esta condição quase sempre é silenciosa, isto é, não causa sintomas e cresce lentamente ao longo do tempo. Sua evolução natural é o crescimento até o momento que a parede do vaso rompe causando uma grande hemorragia. O aneurisma não avisa quando vai romper, por isso a comparação com uma bomba relógio. Ele cresce silenciosamente, isto é, não causa sintomas durante o crescimento. Em algumas ocasiões o paciente apresenta outra condição clínica grave que poderá levar o paciente ao óbito antes do aneurisma romper.

 

O que causa um aneurisma de aorta abdominal (AAA) ?

O AAA é mais freqüente em homens com mais de 60 anos. No entanto, o AAA pode afetar a qualquer pessoa. As causas mais comuns de AAA são:

O histórico médico familiar é o fator de risco mais importante para desenvolvimento de um AAA. A Aterosclerose, comumente chamada de “endurecimento das artérias” é o acúmulo de depósitos gordurosos (placas) no revestimento interno da artéria. Esta condição junto com pressão alta e tabagismo também são importantes fatores de risco para o crescimento e ruptura dos aneurismas.

 

Qual a história natural de um aneurisma de aorta abdominal?

A história natural de um aneurisma de aorta abdominal é a de expansão (crescimento) gradual. Enquanto estudos têm demonstrado que os aneurismas tendem a se expandir aproximadamente uma média de 0,5 cm por ano, os aneurismas maiores tendem a crescer mais rapidamente. Suas paredes são menos capazes de resistir a força da pressão sanguínea na parede aórtica enquanto o coração bombeia o sangue por todo o corpo. Muitos médicos optam por tratar aneurismas que tenham tamanho maior que 5 cm, mas muitos fatores influenciam nessa decisão de tratamento. A decisão do momento mais adequado para realizar o tratamento do aneurisma deverá ser discutida com um especialista, o Cirurgião Vascular.

 

Quais os sintomas de um aneurisma de aorta abdominal?

Infelizmente, os aneurismas apresentam um comportamento silencioso, isto é, não apresentam nenhum sintoma, embora estejam crescendo continuamente.

 

Os aneurismas que estão em crescendo rapidamente ou em expansão aguda podem causar sintomas como:

  • Sensação de pulsação no abdome
  • Fraqueza nas pernas
  • Dor abdominal, costas, peito ou na virilha
  • Dormência nas nádegas

Os sintomas que estão associados à ruptura de AAA incluem:

  • Sinais súbitos de choque (que súbita da pressão arterial), como sensação de frio e sudorese;
  • Tonturas, desmaios ou perda de consciência;
  • Súbita fraqueza sem motivo;
  • Batimentos cardíacos acelerados;
  • Dor severa no abdome ou nas costas.

 

 

Que exame diagnostica um aneurisma de aorta abdominal?

Quando seu médico escuta seu abdome com um estetoscópio, ele pode ouvir um “sopro” ou um som de “ventania”. Isto pode indicar a existência de um aneurisma. Muitas vezes o aneurisma é detectado durante um exame de uma condição sem relação com o AAA. Quando existe a possibilidade de um aneurisma estar presente, exames de imagem são necessários. Existe uma variedade de exames para diagnóstico de AAA:

  • TC (tomografia Computadorizada)
  • RM (ressonância magnética)
  • Ultrassom
  • Angiografia
  • RX

 

Alguns destes exames podem ser usados também para avaliar a velocidade em que o seu aneurisma está crescendo.

 

Como um aneurisma de aorta abdominal é tratado?

A decisão de tratar o aneurisma é baseada no tamanho do seu aneurisma e a velocidade de seu crescimento. Você deve discutir essa decisão de tratamento com seu médico e ter todas as suas dúvidas esclarecidas.

Tratamento cirúrgico

Historicamente, os aneurismas da aorta abdominal têm sido tratados com procedimento cirúrgico. O cirurgião consegue acesso à aorta através da abertura do abdome, então costura uma prótese sintética no segmento normal da aorta acima e abaixo do aneurisma. Por tratar-se de uma incisão extensa, os pacientes que apresentem problemas de saúde podem passar por uma recuperação prolongada. Alguns pacientes são considerados em condições impróprias para a cirurgia que apresenta altos riscos de mortalidade e morbidade.

 

Tratamento endovascular

Há mais de 20 anos, foram desenvolvidas as próteses endovasculares que proporcionaram uma segunda opção de tratamento menos invasiva. A endoprótese é inserida através das artérias da virilha que são acessadas através de pequenas incisões nas duas virilhas. O procedimento é orientado por imagens de RX, permitindo a condução da endoprótese dentro de cateteres até o aneurisma dentro da aorta para fazer uma ponte na área dilatada. O tempo de recuperação depois de um procedimento endovascular tem se demonstrado inferior ao do procedimento cirúrgico.

Atualmente, existem várias endopróteses que têm a aprovação do governo para uso em muitos países. Hoje em dia, pacientes que são tratados com endopróteses são orientados a ter um acompanhamento durante toda a vida. Apenas o seu médico pode determinar se a sua anatomia é adequada ou não para correção endovascular. Existem estudos que mostram que esta técnica é segura e eficaz e apresenta menos riscos para os pacientes quando comparado à cirurgia convencional.

foto1

foto2
foto3

 

 Prof. Dr. Pierre Galvagni Silveira

Cirurgia Vascular e Endovascular

Prof. Dr. Gilberto do Nascimento Galego

Cirurgia Vascular e Endovascular

Prof. Dr. Edson José Cardoso

Cirurgia Vascular

SERVIÇO DE CIRURGIA VASCULAR E ENDOVASCULAR-DEPARTAMENTO DE CIRURGIA-HU-UFSC