Choque Anafilático e Anestesia

06/02/2015 01:31

O QUE É O CHOQUE ANAFILÁTICO ?
O choque anafilático é uma reação alérgica grave que resulta em intensa queda da pressão arterial e problemas de circulação, dos pulmões e do coração. Nessa situação o paciente corre risco de morte.

QUAL O RISCO DE ACONTECER UM CHOQUE ANAFILÁTICO DURANTE ANESTESIA?
O choque anafilático durante anestesias é raro. A incidência varia de acordo com o país: na França é de 1 caso para cada 13.000 anestesias aplicadas.

QUEM TEM RISCO DE FAZER CHOQUE ANAFILÁTICO DURANTE A ANESTESIA?
O choque anafilático habitualmente ocorre em pacientes já sensibilizados, ou seja, durante a vida, o paciente já teve contato com a substância química que promoverá a reação alérgica. Na maioria dos casos esta reação alérgica é dita “cruzada”, isto é, elementos químicos principalmente presentes em materiais de limpeza doméstica, em produtos de beleza, em tintas para cabelo ou alimentos vão sensibilizando o paciente ao longo dos anos. Assim, estando o paciente sensibilizado, haverá o choque anafilático quando do contato com anestésicos, que tem grupamentos químicos em comum com os elementos citados acima.
Pode-se concluir então que, a maior parte dos choques anafiláticos ocorre em cabelereiras, em mulheres, em pessoas que tem contato com desinfetantes usados em limpeza doméstica, os da área da saúde, e aqueles com alergias a alimentos, como o kiwi, a banana e nozes.

COMO PREVENIR UM CHOQUE ANAFILÁTICO DURANTE A ANESTESIA?
Não há maneiras de prevenir o choque anafilático. Mas é importante informar ao anestesista na ENTREVISTA PRÉ-ANESTÉSICA, a sua profissão e se já teve alguma reação alérgica, principalmente se ela foi grave e necessitou de atendimento médico.

HÁ ALGUM TESTE PARA PREVENIR O CHOQUE ANAFILÁTICO DURANTE UMA ANESTESIA?
Não, não existem testes para isso.
A não ser se você já teve uma reação alérgica grave; nesses casos, os testes alérgicos deverão ser feitos por médicos especializados e o resultado comunicado ao anestesista.