PROF. DR. EDSON JOSÉ CARDOSO

Professor Edson José Cardoso

O Professor Edson José Cardoso percorreu durante sua vida o caminho do engrandecimento pessoal e profissional. Filho de família humilde, conseguiu entrar para o Curso de Medicina transpondo vários obstáculos.

Formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina onde mais tarde participaria do corpo docente. Professor titular, Chefe da Disciplina de Cirurgia Vascular, Coordenador do Curso de Medicina, Chefe do Departamento de Cirurgia e Doutor pela Escola Paulista de Medicina são demonstrativos da sua bagagem profissional e científica.

Seu entusiasmo com a Cirurgia Vascular incentivou vários estudantes a seguir esta especialidade, incluo nesta lista meu próprio nome. Mesmo após a sua aposentadoria na UFSC, continuou, voluntariamente, transmitindo conhecimento aos alunos de Graduação do Curso de Medicina, aos Médicos Residentes da Cirurgia Vascular e aos colegas de profissão. Também continuou participando entusiasticamente de atividades cirúrgicas e era visto como balizador nas discussões clínicas mais conturbadas.

Superou sua própria estatura destacando-se nas competições de basquete, tornou-se exímio criador de gado, expandiu as atividades do Rotary no Brasil e como manezinho que era, torceu pelo seu time de coração, o Figueirense, em todos as fases da equipe.

Sua família perdeu um pai e avô amoroso e todos nós perdemos um professor, um médico e um amigo. Perdemos a alegria de seu convívio e a possibilidade de extrair sabedoria alcançada com a sua trajetória de vida.

Conhecer e conviver com Dr. Edson foi um privilégio. Sentiremos saudade, seremos eternamente gratos e jamais esqueceremos da sua pessoa.

Gilberto do Nascimento Galego

Presidente da SBACV – Regional SC