A Anatomia Cirúrgica em Risco: O Que Pensam os Formadores de Cirurgiões?

15/04/2025 19:59

A formação cirúrgica está mudando — e nem sempre para melhor. Segundo o artigo publicado no Annals of the Royal College of Surgeons of England, o conhecimento anatômico dos cirurgiões em formação tem sido motivo de crescente preocupação entre os próprios treinadores cirúrgicos. Em uma pesquisa realizada com 174 cirurgiões britânicos, 97,7% dos entrevistados se opuseram à redução do conteúdo de anatomia nas grades curriculares, e a grande maioria considera a demonstração anatômica essencial ou importante na formação dos futuros cirurgiões.

A pesquisa revelou ainda que 88,5% dos formadores acreditam que atuar como demonstrador de anatomia melhora as habilidades didáticas do cirurgião, e 96,6% afirmam que essa prática eleva o conhecimento anatômico — uma base inegociável da prática cirúrgica. No entanto, mudanças nos currículos médicos e nas exigências dos exames de qualificação têm deslocado o foco da formação, priorizando habilidades de comunicação em detrimento das ciências básicas, como a anatomia.

O estudo conclui que, para manter padrões elevados de competência clínica, é essencial revalorizar o ensino anatômico. Cursos locais e regionais de anatomia cirúrgica aplicada, e mesmo a reinstituição de postos formais de demonstradores de anatomia, podem ser caminhos viáveis. Afinal, como já foi dito: “As ciências básicas são os alicerces da medicina científica — e é sobre elas que se constrói a habilidade clínica.”

Referência:

Tibrewal S. The anatomy knowledge of surgical trainees: the trainer’s view. Ann R Coll Surg Engl (Suppl). 2006;88:240–242. DOI: 10.1308/147363506X113857.

Translate »